segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"UAI?!" é lançado na casa de Tancredo


O lançamento aconteceu da forma mais feliz possível. De 18 a 30 de julho, originais do livro ficaram expostos no Espaço Calêndula, o barzinho mais maneiro de São João del Rei.

Um espaço cultural onde todas as noites tinha apresentações musicais de qualidade, com interpretações de Noel Rosa, Vinícius de Morais, Rita Lee, Janis Joplin... um leque imenso. Os frequentadores, o ambiente, o carinho da anfitriã Rose, tudo me deixou honrado por estar expondo meu trabalho naquele lugar.

Conheci também uma turma bacana, que me ajudou muito durante a montagem e me alegrou com sua companhia durante meus dias em S João Del Rei: Pedro, End, Régis, Taciane e os cartunistas Nilo e Pedro da Gaita, além do meu anfitrião na cidade, o professor Jairo Faria, de quem eu ilustrei o livro "O ovo do minerim", lançado pela Jararaca Books (depois a gente fala sobre este livro, mas veja aqui: http://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=2528).




E o lançamento em si: no dia 27, no auditório do Memorial Tancredo Neves, museu dedicado ao grande estadista brasileiro, aconteceu uma pequena palestra e a noite de autógrafos de "Uai?! Alguma coisa está errada". Uma honra muito grande, uma vez que o livro trata da redemocratização do Brasil, processo no qual Tancredo teve papel chave. Lançar este livro ali foi um prêmio de valor incalculável.


 O auditório ficou lotado de pessoas interessadas no assunto e em conhecer meu trabalho. Uma honra sem preço. Especialmente pelas presenças da presidente da Fundação Tancredo Neves, mantenedora do Memorial, D. Laís Medeiros Garcia de Lima; da Vice-Reitora da UFSJ, prof. Valéria Heloísa Kemp, e coordenadora geral do Inverno Cultural da UFSJ, Telma Valéria de Rezende, que deram respaldo ao evento.
E de quebra, eu pude curtir o Inverno Cultural, onde vi apresentações de artistas como Jorge Ben, Elza Soares, Seu Jorge, Jacques Morelembaum, grupo Água Viva, Babilak Bah, conheci muita gente bacana, passei uma tarde de churrasco na casa do meu amigo Leo, da Rafa Moto (que tem concessionária em SJDR), enfim, é como eu sempre digo sobre essa vida de artista: "a gente num ganha dinheiro mas diverte pra caramba"!
Nada disso seria possível sem o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o patrocínio de Viação Riodoce, Irmão Supermercados e Café Riopreto, e o apoio cultural da Prefeitura de Caratinga, Rede Doctum de Ensino, Unec - Centro Universitário de Caratinga, Universidade Federal de São João del Rei, Livraria Usina das Letras e Cartuminas - Cartunistas Mineiros Associados. Fotos: Era Comunicação/Assessoria do Inverno Cultural

2 comentários:

Laize Silva *História* disse...

Que legal! Trabalho com a utilização da Caricatura no ensino de História. Gostaria de saber como faço para ter acesso ao Livro, pois acho que o mesmo está d+, ou começar pelo título!!
Forte abraço..

Camilo disse...

Oi Laize, desculpe a demora, infelizmente deixei o blog um pouco abandonado, rs! Vc mora na Paraiba, né? Me passa seu endereço, que eu te mando o livro com o maior prazer, é presente viu! Mas vai como encomenda simples. Se quiser que mande pelo sedex, deposite R$ 30,00 nesta conta: Camilo A. Lucas Silva, Banco do Brasil, agencia 3014-7, conta corrente 24.137-7. Grande abraço e obrigado!