quarta-feira, 2 de março de 2011

CULTURA NA CALÇADA


Por DANIEL NETO

Proporcionar o acesso à cultura de forma gratuita, com performances teatrais e exposições de artistas na calçada, além de apresentações musicais em um palco inusitado: uma banca de revistas.

Esse era o desejo do casal Jeová e Simone Guimarães, que há três anos idealizou o projeto Cultura na Calçada. Desde então, a Banca Totaro, que vende revistas e jornais, passou a oferecer cultura para quem estiver disposto a conhecer um novo universo de talentosos artistas que surgem em cada esquina de Belo Horizonte.

Antigos permissionários da banca, localizada na Avenida Brasil 458, em Santa Efigênia, Jeová e Simone organizaram, com sucesso, 13 edições do Cultura na Calçada, sempre com o apoio dos comerciantes e dos moradores da região.


Jeová fotografa Cabeto e banda

Sem fins lucrativos, a proposta é fazer das bancas pontos alternativos de cultura, além de abrir espaço para novos talentos. Para Jeová, o objetivo é resgatar o encanto das bancas de revistas e incentivar a cultura. “Queremos promover o encontro de pessoas, de forma harmoniosa e respeitosa. Tudo isso embalado por boa música”, afirma.


Afonsinho

Desde a primeira edição, realizada em agosto de 2006, dezenas de músicos já apresentaram seus trabalhos dentro da banca, entre eles nomes conhecidos, como Ricardo Koctus, baixista do Pato Fu, que acaba de lançar seu primeiro álbum solo, e o guitarrista Affonsinho. Artistas da nova geração, como Gabriel Guedes e a banda Rocknova, também passaram pela Banca Totaro, que, além de música, abriga exposições e inserções de artistas plásticos, pintores, grafiteiros, caricaturistas, poetas e escultores.

Na plateia, que se ajeita em cadeiras de plástico ou mesmo no chão, estão profissionais ligados às artes, formadores de opinião e pessoas das mais variadas faixas etárias, interessadas em todos os tipos de expressões culturais.

Jeová e Simone Guimarães são conhecidos da cena musical belo-horizontina. Presentes em vários eventos, eles conhecem como poucos o que se produz culturalmente na cidade, e escolhem a dedo os artistas que se apresentam na banca.


João, da Purple Records, o guru que organiza o Camping Rock

Para dar espaço ao maior número de profissionais, que não cobram cachês, ninguém toca por mais de duas vezes consecutivas no evento. E o retorno após a primeira apresentação é definido de acordo com os pedidos do público.

O CULTURA NA CALÇADA é um dos principais espaços para os artistas independentes da capital mineira, e, no final de 2009, recebeu o apoio - através de parceria – da Prefeitura de Belo Horizonte, o que proporcionará visibilidade e maior credibilidade ao evento. Afinal o Cultura na Calçada é uma grande oportunidade para que a população tenha acesso irrestrito e gratuito ao melhor da arte produzida de forma séria e profissional na cidade.



NOTA DO EDITOR: Este texto foi extraído do BULITIM 301 - 28.02.11 a 06.03.11‏. O "Bulitim" é enviado semanalmente pelo Jeová, da Banca Totaro, a todos do seu mailing. Tomei a liberdade de reproduzir aqui. Se eu apareço em todas as fotos, é porque eu ilustrei com as fotos que eu tinha no meu computador (e são poucas, e eu estou em todas, infelizmente!) Pra acabar, completo com uma foto minha e do Cabeto ao lado do Jeová, no dia do lançamento da Jararaca n° 7 nova série, no Usiminas Belas Artes em BH, no dia 16/9/2010. Jeová sempre prestigia nossos lançamentos, e a Jararaca Alegre, desde o n° 4, participa do Cultura na Calçada. Estaremos lá no dia 16 de abril, com certeza! Mais info:
http://culturanacalcada.com.br/14edicao

Nenhum comentário: